O descaso com a população quando o assunto esta entre famílias e governo é facilmente perceptível. Como no caso do agricultor Darsílio Schwanz de 53 anos, que resolveu tomar uma atitude que a prefeitura de Santa Maria de Jetibá (ES) não tomou. O senhor depois de algumas tentativas de negociação com a prefeitura da cidade em relação a construir uma ponte de interesse comunitário, viu que não ia dar em nada resolveu fazer a ponte. De acordo com o agricultor a ponte é usada por varias famílias e gera renda para a comunidade e a prefeitura desde 2008 dava a seguinte declaração: Estamos estudando a possibilidade.
A prefeitura depois que o caso ficou reconhecido na cidade resolveu se manifestar dizendo que era impossível fazer qualquer obra, pois a área era particular e beneficiava apenas uma pessoa. Ou esse assessor é muito burro ou não tinha desculpa melhor pra dar, pois o próprio dono da propriedade pediu ajuda para a prefeitura, ressaltando que o agricultor é quem cultiva a maioria das verduras que a comunidade consome, mas para a “eles” a construção só tinha interesse para uma pessoa.
O agricultor gastou mais de R$ 30 mil reais para a construção da ponte e assim que terminou as obras ironicamente recebeu visitas de políticos (aproveitadores que querem aparecer à custa dos outros) e de moradores.  Mas de acordo com ele, tais políticos não são bem vindos de acordo com a placa que ele colocou assim que terminou a ponte. Da pra entender o porquê da revolta desse senhor.