Sabe o que eu fico triste? É não mostrar as coisas como realmente são. Falo do caso Pinheirinho.
Neste exato momento, varias famílias estão sem lar, onde crianças mulheres e velhos estão dormindo em abrigos improvisados. A desocupação do Pinheirinho foi feita com extrema violência da policia que entrou no dia 6 de janeiro na ocupação atirando contra tudo e todos. Pessoas gritavam desesperadas alegado a presença de crianças no local, mas nada influenciou na ação da policia que continuou com agressão o a ataque e nada disso foi mostrado na TV aberta.
A área do Pinheirinho em 2004 era um campo abandonado e começou a ser ocupado por famílias pobres que não tinham moradia. Hoje, cerca de seis mil pessoas viviam na ocupação, pessoas trabalhadoras que queriam apenas um lugar para viver. Talvez algumas pessoas estejam falando: Sabiam que não podiam invadir e porque invadiram? Peço que pense um pouco:
Essas pessoas apenas queriam um direito que superficialmente esta descrita em uma constituição. Essas pessoas invadiram o lugar que hoje pertence a uma empresa falida do investidor Naji Nahas, que foi preso em 1989 por formação de quadrilha e por manipular ações na bolsa de valores do Rio de Janeiro. A área hoje que esta sendo desocupada deveria fazer parte do programa federal cidade legal que diz o seguinte no próprio documento do programa: “O Programa Cidade Legal busca sacramentar o resgate ao direito à moradia digna, inserido legalmente no ordenamento urbano, com a melhoria da qualidade habitacional.” (documento completo aqui!)
E agora? Onde esta o direito a moradia digna daquele povo que esta vivendo temporariamente em um abrigo provisório? Há especulações de que os pais estão perdendo seus filhos para o conselho tutelar pelo fato de que agora as crianças não têm onde morar. Isso é simplesmente um absurdo.
O abuso da ação da policia foi tanto que eles chegaram a jogar bombas dentro das igrejas onde as pessoas estavam alojadas e invadiram o alojamento reservado para os desabrigados causando tumulto e colocando crianças em perigo. Abaixo alguns vídeos da ação da policia.





Agora eu lhe pergunto: Onde estão aqueles que foram eleitos pelo povo, são sustentados pelo povo e que “trabalham” pelo povo?