A pouco mais de um mês, este blog fez uma enquete: Você é a favor da pena de morte e prisão perpetua no Brasil? Pra mim o resultado não foi surpreendente. Foram ao total 39 votos, no qual uma pessoa votou em Apenas da pena de morte, três pessoas não são a favor a nenhuma das outras duas opções, sete preferiram Apenas prisão perpetua e vinte e oito pessoas apoiaram as duas penas.
Para os países que tem em sua legislação a prisão perpetua, não seguem exatamente o sentido exato da palavra. Nós Estados Unidos, a prisão perpetua significa que a legislação do país não tem um máximo de anos em que o prisioneiro pode ficar preso, (como em Portugal que a pena máxima é de 25 anos.) sendo assim podendo ser condenado a mais tempo de vida do que um humano conseguiria ficar vivo, como por exemplo, 200 anos. Já no Canadá a prisão perpetua é obrigatória em caso de assassinato.
A pena de morte ainda é aplicada em países como os Estados Unidos, Japão, China, Irã e na maior parte do oriente médio. Nesses países a pena de morte é aplicada em casos de: espionagem, estupro, adultério, assassinato e corrupção. E só pra ressaltar, esses casos nos países que apóiam esta lei, os índices desses crimes são menores do que aqui no Brasil.
Para muitos a pena de morte é um ataque a vida e uma questão religiosa. Muitos alegam que ninguém tem o direito de matar, mas quem mata? Tem o direito à vida? Quem acaba com famílias tem o direito à vida? Quem impede uma pessoa de viver, tem o direito à vida? Pra mim não. Se no Brasil todos são iguais perante a lei, quem mata também deveria morrer.
Os jornais vendem diariamente casos de assassinatos, estupros e as penas para esses seres que cometem esse crime são leves e na maioria das vezes injustas e ainda protegem o bandido. O Brasil possui um dos mais altos índices de criminalidade em todo mundo. Casos de corrupção nos vemos todos os anos, e nunca conseguimos ver quem rouba ir para a cadeia, no máximo tem prisão domiciliar. Se as leis fossem mais severas, sem sombra de duvidas nosso país iria evoluir ainda mais.
Obvio que nossos políticos não têm coragem de mudar essa historia, pois sabem que eles não conseguiriam deixar de roubar um “pouco” para mudar a historia do país.
Em baixo, existe uma lista de posts do À Censura que no mínimo deveriam receber uma pena de prisão perpetua. Mas como não existem leis severas em nosso país, noticias como estas não vamos cansar de ver.